Delícias feitas na panela de barro
Parte da história do país, as panelas de barro até hoje são usadas para fazer deliciosos pratos da culinária brasileira. Certamente são as mais antigas panelas existentes e a técnica para produzi-las veio das tribos indígenas, principalmente as que habitavam a região litorânea.
Região Sudeste
Diversas regiões brasileiras ainda as produzem, uma delas é no Espírito Santo, na cidade de Vitória, que tem as famosas Paneleiras de Goiabeiras, uma associação de mulheres que trabalham com essas panelas. Estas as produzem artesanalmente, secas em fogueiras e recobertas com uma tintura de tanino. Depois são vendidas para o preparo de diversos pratos como a famosa moqueca capixaba.
Na cidade de Iguape, litoral sul do estado de São Paulo também são confeccionadas as tradicionais panelas de barro preto, como as que podem ser vistas nesse vídeo. Também conhecidas como "Panelas do Jairê", feitas pelo Grupo Iguart e por outros artesões do município, seguem as tradições indígenas da região. As panelas são modeladas manualmente, secas, queimadas e depois banhadas em um cozimento feito de entrecasca de Nhacatirão ou Jacatirão, uma árvore nativa de Mata Atlântica, o que as deixa pretas, impermeáveis e muito parecidas com ferro.
Região Norte
Na região norte, mais especificamente em Roraima, a confecção das panelas de barro é feita pelas artesãs e a tradição vem dos índios de tribo Macuxi. O barro passa por um processo de limpeza, é modelado e seco por aproximadamente três dias. É uma bela forma de deixar viva a cultura indígena e dar sustento a muitas famílias. Esse vídeo mostra essa tradição.
Região Centro- Oeste
Em São Gonçalo, local da cidade de Cuiabá Mato Grosso, ainda há uma pequena fabricação de panelas de barro, que se misturam a outros utensílios como vasos e travessas
Região Nordeste
No interior da Bahia essa arte também está presente. Muitas famílias vivem de vender as panelas de barro feitas manualmente. Esse vídeo mostra um pouco dessa arte que se mantém no estado, passando de geração para gerações.
Região Sul
Um pouco mais difícil de ser encontrada nessa região, a panela de barro ainda tem um espaço dentre os diversos artesanatos confeccionados. Na antiga Alfândega da cidade de Florianópolis, que hoje abriga uma loja de artesanatos, é possível se observar algumas panelas feitas no interior do estado de Santa Catarina.
Receitas
O primeiro ponto importante antes de se aventurar a fazer novos pratos na panela de barro é saber usá-la. Após comprar a panela, deve-se passar uma fina camada de óleo em toda sua superfície e levá-la ao fogo, até que o óleo seque. Depois ela precisa ser lavada normalmente e estará pronta para o uso.
Saiba como fazer as delícias da culinária brasileira são feitas nessas tradicionais panelas que têm a cara do Brasil seguindo as receitas abaixo.
Ingredientes:
Dois quilos de paleta bovina desossada
Trezentos gramas de bacon fatiado bem fino
Duas cebolas médias
Três cabeças de alho
Quatro folhas de louro
Uma colher de chá de cominho
Sal a gosto
Pimenta do reino branca a gosto
Massa para vedar a panela
Duas xícaras de chá de farinha de mandioca
Uma xícara de chá de farinha de trigo
Água
Preparo da massa:
Misture tudo de maneira que fique grossa e consistente para vedar a panela.
Preparo do barreado:
Bata a cebola e o alho no liquidificador até formar uma pasta grossa. Cubra o fundo da panela de barro com o bacon fatiado e coloque um pouco da carne picada sobre ele. Coloque os demais temperos e cubra a carne com a pasta de alho e cebola. Faça mais duas camadas como essa e coloque água até cobrir tudo. Feche a panela e vede com a massa. Leve ao fogo por 3 horas e depois deixe descansar por mais 8 horas com a tampa fechada.
Ingredientes
1,5kg de peixe fresco (robalo, badejo, papa-terra, ou namorado);
Três maços de coentro;
Azeite de oliva;
Sementes de urucum;
Pimenta-malagueta;
Três maços de cebolinha verde;
Duas cebolas brancas (pequenas);
Três dentes de alho;
Quatro tomates;
Três limões;
Óleo de soja ou algodão;
Sal fino
Limpe bem o peixe, corte em postas de mais ou menos 5 cm de largura e coloque na água com um pouco de sal.
Pegue a panela de barro, coloque azeite e sal com alho socados. Coloque as postas virando-as de um lado para outro. Acrescente o coentro, tomate e cebola picados sobre as posta. Separadamente frite o urucum no óleo e depois peneire, deixando só o óleo. Use esse óleo sobre o peixe, assim que abrir fervura, para dourar. Deixe por aproximadamente 25 minutos no fogo. Sirva com pirão e arroz.
Endereços
Associação das Paneleiras de Goiabeiras
Rua das Paneleiras, 55,
CEP 29075-105 - Goiabeiras - Vitória - ES
Fone: (27) 3327-0519
Rua das Paneleiras, 55,
CEP 29075-105 - Goiabeiras - Vitória - ES
Fone: (27) 3327-0519
Grupo: Iguart
Iguape - Vale do Ribeira - SP
Contato: Maria Euzamar / Cecília
Fone: (13) 3841-4659 / 3841-5214
Iguape - Vale do Ribeira - SP
Contato: Maria Euzamar / Cecília
Fone: (13) 3841-4659 / 3841-5214
Comentários
Postar um comentário